quarta-feira, 27 de abril de 2011

Olimpíada de Língua Portuguesa


Foto: olimpíadas de português

Para auxiliar os alunos na Olimpíada, professores da rede pública darão oficinas técnicas para cada categoria

           A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso entre alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o evento tem como principais objetivos o estímulo a leitura e o desenvolvimento da escrita. "A olimpíada faz com que o aluno possa promover a reflexão sobre a leitura de forma critica, permite articular a teoria e a prática a partir dos temas abordados para desenvolver seu texto", diz Raymundo Ferreira, coordenador geral de Tecnologia da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).

           Quem pode participar da Olimpíada de Português? Os estudantes matriculados do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou em um dos três anos do Médio de escolas públicas. As inscrições começam no dia 22 de fevereiro e vão até 30 de abril, porém o lançamento oficial do evento será apenas dia 2 de março, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. "Queremos despertar o interesse dos alunos pela disciplina, aumentar a qualidade de textos produzidos, evidenciar conquistas com o nome das escolas e contribuir para a reavaliação dos métodos de ensino utilizados", diz Raymundo Ferreira, coordenador geral de Tecnologia da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).

            O concurso é dividido em categorias, assim, cada idade deve produzir o texto de acordo com o gênero literário pré-estabelecido, baseados no tema O lugar onde vivo.
- Poesia: alunos dos 5º e 6º anos (4ª e 5ª série)
- Gênero memória: alunos dos 7º e 8º anos (6ª e 7ª série)
- Crônica: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Médio
- Artigo de opinião: estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio.